Categorizando Jogos e Projetos Experimentais

Oi oi oi pessoal, tá todo mundo bem?


    Pensei bastante no que escrever aqui e fiquei pensando sobre reviews de jogos ou resumos de minhas gameplays lá no canal do YT, mas, sinceramente, eu não sei se quero escrever sobre esse tipo de coisa de forma "profissional". Já tinha alguns textos escritos a muito tempo que não foram publicados por não ter algumas imagens.
    Eu decidi então simplesmente falar sobre jogos quando eu quiser falar sobre jogos e coisas relacionadas a jogos.

______________________________

    Meu grande objetivo é, um dia, lançar um jogo. Consumir vários tipos de mídia ajuda a adquirir conhecimento e ajuda a criar ideias novas para vários projetos.
Nos primórdios da era dos vídeo games muita coisa era experimental pois não se tinha uma referência do que era bom ou ruim no sentido de "qualidade do produto". Acredito que a era do Super Nintendo, por exemplo, já foi um momento da história onde as pessoas tinham um conhecimento maior sobre a produção de jogos e conseguia aplicar algumas ideias pois já possuíam o formato previamente criado no NES, por exemplo.
    Muitos gêneros de jogos se iniciaram nessa época também, mas estes não eram mais os primeiros jogos daquelas empresas, então mesmo sendo algo experimental, muita coisa deu certo. Um grande exemplo é a série Harvest Moon/Story of Seasons que começou no SNES. Não existia outros jogos de fazenda como referência, esse foi o primeiro a ser lançado e, por muito tempo, foi a única série desse tipo de jogo. Hoje em dia nós vemos como Stardew Valley conseguiu ser um jogo mais lapidado graças aos experimentos realizados com a série HM/SoS.

Harvest Moon para SNES

    Temos vários Farming Games hoje em dia e até outros jogos com mecânicas semelhantes e tudo isso serviu para criar um novo subgênero pra definir esse jogos. HM/SoS era considerado um RPG na época e isso pode até ser estranho hoje já que muita gente considera os RPGs um grupo de jogos que seguem alguns padrões, como aumentar o nível dos personagens, ter vários atributos que crescem junto com o nível, diversos equipamentos distintos e outras coisas mais.
    Basicamente, Dragon Quest criou o molde do que seria um JRPG na época inspirado em outros RPGs como Ultima, por exemplo, e a partir daí várias empresas utilizaram esse molde e lapidaram, como a Square fez com Final Fantasy. Qualquer coisa diferente disso na época não era exatamente um RPG, mas ao mesmo tempo eles não tinham um gênero específico pra alguns jogos e tudo acabava se categorizando da melhor forma de acordo com o mercado.

Dragon Quest para Famicom

    A indústria tá sempre evoluindo, mas chegamos num ponto que a evolução está acontecendo numa velocidade muito menor pois muitas coisas já foram experimentadas décadas atrás. É muito difícil criar algo 100% único hoje em dia e, depois dessa enrolação toda,  reforço que vou falar sobre jogos da forma que eu quiser e espero que isso traga discussões bem interessantes para me ajudar a ganhar mais conhecimento e quem sabe um dia eu possa conseguir lançar o meu jogo.

Spoilers: será um RPG.

Comentários